Quem somos
Somos uma empresa de educação étnico-racial indigena que surgiu a partir das nossas próprias histórias pessoais enquanto pessoas indígenas urbanas. Na escola, o indígena era estereotipado, o que dificultou nosso reconhecimento e o reconhecimento de nossa identidade enquanto indígenas.
Nossa empresa tem como objetivo fornecer materiais de qualidade e a baixo custo para que professores de todo o Brasil e do mundo possam acessar. Nosso sonho é que a educação seja mais inclusiva e que os povos indígenas do Brasil e do mundo sejam valorizados.
Missão Promover uma educação étnico-racial indígena de qualidade, oferecendo materiais acessíveis que contribuam para a inclusão e valorização dos povos indígenas na educação formal e não formal.
Visão Ser uma referência nacional e internacional em educação étnico-racial indígena, transformando a forma como a história e as culturas indígenas são ensinadas e percebidas no Brasil e no mundo.
Missão
Promover uma educação étnico-racial indígena de qualidade, oferecendo materiais acessíveis que contribuam para a inclusão e valorização dos povos indígenas na educação formal e não formal.
Visão
Ser uma referência nacional e internacional em educação étnico-racial indígena, transformando a forma como a história e as culturas indígenas são ensinadas e percebidas no Brasil e no mundo.
Valores
-
Respeito à diversidade: Valorizamos e respeitamos todas as formas de conhecimento e culturas indígenas.
-
Educação inclusiva: Acreditamos que o ensino deve ser acessível e representativo para todos.
-
Compromisso com a verdade: Buscamos combater estereótipos e trazer visibilidade para as histórias reais dos povos indígenas.
-
Sustentabilidade: Atuamos de forma responsável, respeitando os saberes tradicionais e o meio ambiente.
-
Colaboração: Trabalhamos em parceria com educadores, comunidades e pesquisadores para ampliar o alcance da educação étnico-racial indígena.
Quem cuida do kurumi?
-
Muitas pessoas indígenas já compuseram nosso coletivo de educadores. Hoje somos uma comunidade interligada de prestadores de serviços.
Quem gestou o sonho kurumi?
Aiyra Laura Tomé – Coordenadora do Kurumi
Aiyra é indígena Puri em retomada, educadora e fundadora do Kurumi Educação, projeto que desenvolve recursos pedagógicos sobre culturas indígenas para professores de todo o Brasil. Sua vivência, marcada pelo descolamento da aldeia e pela vida na cidade, despertou a necessidade de criar um espaço de formação e apoio a educadores, para que possam ensinar sobre os povos originários de forma correta, sensível e livre de estereótipos — alcançando também estudantes indígenas que muitas vezes não sabem de sua própria ancestralidade.
Pela Kurumi Educação, Aiyra é autora de oito livros que integram um conjunto de materiais didáticos, jogos, músicas, oficinas e animações, oferecendo ferramentas acessíveis para o ensino da temática indígena nas escolas. Seu trabalho une pesquisa, produção cultural e compromisso com a valorização das línguas, histórias e conhecimentos tradicionais.
Com formação em Artes Cênicas pela UNICAMP, Aiyra iniciou sua carreira artística em 2010 e, ao longo dos anos, direcionou sua experiência em artes, teatro e audiovisual para a educação, recebendo reconhecimentos como o Prêmio Funarte RespirArte e a Lei Aldir Blanc.
).png)